AdSense

domingo, 3 de fevereiro de 2019

Água e esgoto

Os serviços de fornecimento de água e esgoto são comumente tratados como um monopólio natural, ou seja, pela natureza do serviço, é impossível que existam dois ou mais fornecedores atuando na mesma cidade ou região.

Eu discordo disso.

Comecemos pelo fornecimento de água. Todas as cidades tem o serviço de água encanada oferecido por uma empresa monopolística, privada ou estatal, e ela fica responsável por atender todas as pessoas daquele município.

Agora, voltemos ao tempo da crise hídrica de 2014. Naquele ano, com a falta de água, as empresas adotaram o racionamento, deixando milhões de pessoas sem o fornecimento normal de água em suas casas e empresas. Uma boa parte das pessoas se adaptou e conseguiu viver com menos água. Mas quem não tinha como se adaptar, seja por necessidade pessoal ou da empresa, precisou se virar. Então vimos prédios e condomínios contratando caminhões-pipa para encher seu reservatórios, as pessoas estocando galoes de água mineral, outras recolhendo água de chuva ou armazenando águas de reuso para usar em demandas que não necessitassem de água potável, como a limpeza de áreas externas. Também aumentou a demanda por poços artesianos.

Logo, o que notamos aqui: pelo menos três ou quatro maneiras diferentes de atender a demanda da sociedade por água. Ou seja, o serviço de fornecimento de água não é um monopólio natural. Existem mais maneiras de prestar o mesmo serviço, havendo concorrência entre eles.

As fornecedoras de água encanada competem com as empresa de água mineral, que competem com as empresas de perfuração de poço artesiano, que compete com as construtoras de cisternas, que competem com as empresas de caminhão-pipa. Quem vai decidir qual é a melhor solução para cada demanda é o cliente.

Para o serviço de coleta de esgoto podemos fazer o mesmo raciocínio. Condomínios e empresas podem instalar pequenas estações de tratamento do seu esgoto, pode haver uma rede de coleta para determinado bairro, região ou cidade, as pessoas podem construir fossas sanitárias. Quem vai determinar a melhor solução para cada caso é o cliente, o usuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário